Documentário sobre as Romarias de São Miguel em estreia no Festival Caminhos do Cinema Português


Uma ilha prostrada à fé destes homens. Um ritual único de esperança e de partilha. Uma tradição com mais de 500 anos.

O documentário “Irmãos” conta a história de centenas de homens que caminham, alinhados, pelas estradas e pelos trilhos da ilha de São Miguel, um lugar sagrado onde a natureza e a fé se conjugam. Durante uma semana, rezam por eles, pelos seus e por quem encontram pelo caminho onde vão colecionando as suas preces. Levam mais de 300 km nos pés e outros tantos de cansaço, de lágrimas, de alegria, de esperança. Um ritual único de fé, de partilha, de encontro com Deus, que acontece há mais de 500 anos.

Rodado nos Açores, em março deste ano, o filme é realizado por Pedro Magano, tem produção da Pixbee e conta com o apoio da Secretaria Regional da Educação e Cultura dos Açores e da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel. Ao longo de 70 minutos, o filme dá-nos a conhecer a grandiosidade da natureza da ilha ao longo da viagem destes irmãos. São personagens cativantes, de diferentes gerações, incluindo crianças de tenra idade, como é o caso do Patrício, com apenas 12 anos, que carrega a cruz e conduz os 53 homens ao longo desta viagem. Mas nem só de fé e sacrifício vive este documentário. Não faltam momentos descontraídos e envolventes de partilha e amizade.

Esta tradição secular, que é um dos momentos mais importantes na vida dos açorianos, é ainda desconhecida um pouco por todo o mundo, incluindo nós portugueses, e será dada a conhecer através deste filme que começa agora o seu circuito de exibição em festivais de cinema.

“Irmãos” foi selecionado para a Seleção Caminhos do 21º Festival Caminhos do Cinema Português e estreia já este mês, no dia 30 de novembro, às 17h30, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra. A sessão contará com a presença do realizador Pedro Magano, de toda a equipa de produção do filme e de alguns protagonistas. “Irmãos” foi um dos 14 documentários selecionados para a edição deste ano do festival, que decorre de 27 de novembro e 5 de dezembro, em Coimbra.

Em breve, o novo documentário da Pixbee vai ser exibido nos Açores, onde a sua estreia é aguardada com muita expectativa pelos micaelenses.

PIXBEE