Documentário sobre os Romeiros estreia este mês em São Miguel

Romeiros SMG Rui Oliveira_foto-documentarioRodado nos Açores, em março de 2015, o documentário “Irmãos” é realizado por Pedro Magano, tem produção da Pixbee e conta com o apoio da Secretaria Regional da Educação e Cultura dos Açores e da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel.

Ao longo de 71 minutos, o documentário mostra esta tradição secular e toda a grandiosidade da natureza da ilha e dá-nos a conhecer sobretudo pessoas, irmãos, a comunidade de São Miguel, e não apenas o que é a romaria. Ao longo do filme vamos perceber a união que existe entre estes irmãos, de diferentes gerações, e como cada um deles vive a sua romaria. Patrício é o mais novo do grupo que, com apenas 12 anos, carrega a cruz e conduz os 53 homens do Rancho de Ponta Garça, que acompanhámos durante uma semana.

Mas neste filme não há só homens de fé e momentos de oração. Há brincadeiras, há abraços, há emoção, há cansaço, há almoços oferecidos pela comunidade que acolhe estes irmãos cada noite, em casas diferentes. Convidamos o público a descobrir uma tradição única, personagens cativantes, uma comunidade que se verga aos pés destes irmãos, durante toda a quaresma e fica em romaria, tal como eles.

“Irmãos” pretende imortalizar esta tradição, que acontece há mais de 500 anos, e que é ainda desconhecida um pouco por todo o mundo, incluindo nós portugueses. Quer retratar este evento que acontece todos os anos, juntando centenas de homens e crianças que caminham mais de 300 quilómetros, alinhados, pelas estradas e trilhos da ilha de São Miguel, rezando por eles e pelos seus.

“Irmãos” tem a sua estreia tão aguardada pelos micaelenses já no próximo dia 23 de janeiro, às 17 horas, no Teatro Micaelense. A sessão conta com a presença do realizador e, naturalmente, de alguns protagonistas do filme.

Recorde-se que o documentário “Irmãos” venceu o Grande Prémio Portugal Sou Eu e Prémio de Melhor Montagem no 21º Festival Caminhos do Cinema Português, estando ainda em fase de seleção para outros festivais internacionais de cinema site web.

Pixbee