A NOSSA ROMARIA

A Romaria da nossa Vila tem vindo a evoluir nos últimos anos, a vários níveis, tanto em quantidade como em qualidade. Por este facto, criamos esta página na Internet, para assim descrever e mostrar através de muitas imagens a nossa Romaria, desde os nossos antepassados, desde a reabertura do rancho no ano 2000 e também a evolução da romaria até hoje.

A preparação dos Romeiros não deve, não pode mesmo, resumir-se aos “ensaios”. Diria: menos ensaios, mais preparação. A vivência da Romaria, já todos sabem e concordam, depende de uma boa preparação.
Por este motivo temos de consciencializar os nossos irmãos Romeiros das realidades que podem acontecer, viver e sentir na semana da Romaria, para tal, devem ser estudadas ou lembradas as muitas virtudes e graças das Romarias.
Como é do conhecimento de toda a comunidade, a nossa Romaria não se realizou durante 21 anos, e por este motivo foi muito difícil na nossa paróquia reiniciar um Rancho oriundo da nossa Vila. Recorremos assim a outras localidades, nomeadamente à freguesia da Ribeirinha, que através do empenhamento do seu Mestre, os irmãos Marienses e apoio de alguns irmãos mais experientes, formamos um grupo coeso, capaz de levar avante a Romaria da nossa Vila.
Actualmente a nossa Romaria tem um número razoável de irmãos, que conseguem dar continuidade à tradição das Romarias Quaresmais.
Não vamos numa Romaria por acaso, respeitam-se as “promessas”, mas mesmo nelas, há um chamamento de Deus, porventura, para a nossa conversão. Se respondemos “sim” a este primeiro apelo de Deus, temos de nos preparar para o que vem a seguir: a Romaria propriamente dita. Como Jesus Cristo disse: “Vem e segue-Me, farei de ti pescador de homens”. (Mt 4, 19-22).
O sucesso de uma romaria depende de uma boa preparação, preparação esta que deverá ser de acordo com as normas do Regulamento. Cabe aqui recordar que insistimos com os novos Romeiros, aos que estão indecisos, que nada perdem (antes pelo contrário) em participarem das reuniões de preparação, mesmo que acabem por não ir, já “viveram” um pouco a Romaria, através dos ensinamentos e partilha, vividas durante a preparação.
A todos bem hajam.

Irmão Mestre,

Carlos Vieira

Ler mais: http://romariavilafranca.webnode.pt/