MRSM EM AUDIÊNCIA COM O PAPA

DELEGAÇÃO DOS ROMEIROS DE SÃO MIGUEL EM AUDIÊNCIA GERAL COM O PAPA FRANCISCO

(Roma, 03 de Dezembro de 2014)

Uma delegação dos Romeiros de S. Miguel vai participar na Audiência Geral do Santo Padre, no próximo dia 3 de Dezembro, para entregar o Ramalhete de Orações, que os Ranchos de Romeiros fizeram pelo Papa, durante a última Quaresma.

As Romarias Quaresmais são uma peregrinação de grande penitência e de muita oração. Cada Romeiro traz as suas intenções particulares e, ao longo da Romaria, as pessoas vão pedindo orações, através do “Procurador das Almas”. Cada ano, o Bispo entrega um esquema de oração universal pelas grandes intenções da Igreja, nunca faltando uma oração especial pelas intenções do Romano Pontífice.

Como estamos lembrados, o Papa Francisco, logo na inauguração do Seu Pontificado e, antes de dar a bênção, pediu que rezassem por Ele. E, continuamente, faz este pedido. Por isso, o Bispo diocesano tem recomendado aos Romeiros que rezem, cada vez mais, pelas intenções do Santo Padre. E é o que tem acontecido.

É isso que os Romeiros vão comunicar ao Papa, em Roma, entregando pessoalmente o Ramalhete de Orações pelas Suas intenções.

Esta peregrinação a Roma, é uma expressão significativa de comunhão eclesial com o Bispo de Roma, que preside na caridade a todas as Igrejas espalhadas pelo mundo.

É de assinalar que “Romaria” lembra “Roma”. É que, quando deixou de ser possível “peregrinar” à Terra Santa, os cristãos começaram a peregrinar a Roma, Cabeça da Cristandade. Por isso, uma tal peregrinação passou a chamar-se «romaria». A ida dos nossos Romeiros a Roma é, pois, um regresso às origens.

Ora bem, sabemos que nós somos como as árvores: vivemos das raízes. É, pois, um momento de graça, este regresso às origens.

Faço votos e peço ao Senhor que esta Romaria dos nossos Romeiros a Roma seja fonte de bênçãos para todos os Ranchos de Romeiros, suas famílias e comunidades e bem assim para toda a nossa Igreja.

+ António, Bispo de Angra

Angra, 26 de Novembro de 2014.