Romaria feminina de Santa Clara bate recorde de participações

856 senhoras partem este sábado da igreja de Santa Clara até ao Convento das Clarissas nas Calhetas de Rabo de Peixe A Romaria Feminina de Santa Clara, que sai este sábado às 5h00, depois da celebração eucarística na igreja paroquial de Santa Clara, em Ponta Delgada, rumo ao Convento das Clarissas em Rabo de Peixe, conta este ano com 856 senhoras, “um record absoluto” nesta caminhada de fé.

“Superou muito as nossas expetativas e temos, se calhar, de repensar o modelo desta romaria” disse ao Sítio Igreja Açores o assistente espiritual destas mulheres que há mais de um mês estão a fazer a sua preparação para esta caminhada penitencial, Pe Norberto Brum.

Esta quinta feira, voltam a reunir-se na igreja de Nossa Senhora de Fátima em Ponta Delgada para o Sacramento do Perdão e da Reconciliação e poucas devem faltar.

Este será o quinto encontro preparatório que consta sempre de um primeiro momento catequético, de reflexão e aprofundamento da palavra, seguindo-se uma preparação para a caminha e o ensaio de cânticos, sempre inspirados pelo lema desta 14ª romaria.

“A igreja tem estado sempre cheia e ninguém tem faltado. Julgo que este é o grande segredo desta romaria. Mais do que a caminhada é esta envolvência espiritual preparatória de participar e comungar a Alegria do Evangelho que explica a busca destas mulheres que participam de uma forma incrível nestas meditações”, refere o sacerdote que é o moderador da gestão in solidum das paróquias de Santa Clara e Nossa Senhora de Fátima.

Entre as quase 900 senhoras estão “romeiras” de todas as ouvidorias de São Miguel, que participam nas caminhadas organizadas pelas suas paróquias, mas depois voltam a sair com Santa Clara.

Este ano por serem em maior número, a organização, que conta com a colaboração do rancho de romeiros de Santa Clara, decidiu fazer uma missa campal em vez da tradicional Eucaristia dentro da igreja. O facto da romaria estar a “crescer em número de participações” já leva a organização a pensar noutro modelo.

“É difícil gerir um grupo tão grande pois vamos andar na estrada. Não queremos que ninguém se afaste e gostamos de acolher toda a gente. Se calhar vamos é ter de ver como podemos garantir que toda a gente participe com o máximo de segurança e conforto para que este encontro espiritual possa ser o mais completo possível” sublinha o Pe Norberto Brum.

A 14ª romaria sairá de Santa Clara percorrendo todas as igrejas da cidade; para nos Fenais da Luz, onde haverá uma meditação; almoçam nos Aflitos, e seguem para o Convento das Clarissas.

Igreja Açores