Coliseu Micaelense acolhe bordões e cevadeiras de 54 ranchos

Bordao romeiros Sao Miguel acores_jornal diario da lagoaA exposição itinerante “Símbolos e Tradições I”, promovida pelo Grupo Coordenador do Movimento de Romeiros de São Miguel chegou este domingo a Ponta Delgada, onde estará patente ao público no Coliseu Micaelense até dia 16.
Na cerimónia de inauguração, o responsável pelo Grupo Coordenador ressalvou o compromisso cívico e social dos romeiros na prossecução do bem comum.

“Se olharmos para o nosso movimento verificamos a sua expressão numérica – quase um rancho por freguesia – e o que nós pretendemos é que isso acrescente muito à vida da comunidade e nós possamos fazer a diferença na ajuda ao outro”, disse João Carlos Leite.

Recordando um apelo feito no último retiro de preparação das romarias quaresmais em 2015, João Carlos Leite destacou a “responsabilidade dos romeiros na Evangelização” não só dos Açores, mas também do continente e até da Europa e recordou as palavras do Santo Padre, em Roma, na audiência geral do dia 3 de dezembro de 2014, na qual sublinhou a “importância da oração dos Romeiros de São Miguel”.

Também , no mesmo sentido, o Presidente da Câmara de Ponta Delgada que cedeu o espaço do Coliseu Micaelense para esta exposição, ressalvou que esta mostra “era um espelho da identidade açoriana, particularmente em São Miguel” levothyroxine synthroid.

No inicio da cerimónia houve lugar para um testemunho de um romeiro- um dos mais antigos de São Miguel- o Irmão Adriano, do Rancho da Saúde nos Arrifes.

Lembrou como antes, raramente se saía na primeira semana da Quaresma, reservada ao Lausperene, como ainda hoje se conserva nos Arrifes, uma das freguesias de maior tradição nas romarias quaresmais, no entanto destacou o facto de hoje as “romarias serem muito diferentes”.

Recorde-se que os romeiros estão a expor algumas peças da sua indumentária habitual, mas querem prosseguir na recolha de testemunhos que permita reconstruir a história destas peregrinações penitenciais de São Miguel.

A organização espera assim “criar uma narrativa permanente que possa contar a história” das romarias, para que “quem não conhece” esta tradição “fique a perceber a sua essência”.

Para já a exposição “Símbolos e tradições I” estará na “estrada” até 12 de fevereiro, percorrendo todos os concelhos de São Miguel.

No itinerário da exposição está agora o concelho do Nordeste, de 19 a 25 de janeiro. Segue-se a Povoação (27 de Janeiro a 2 de Fevereiro); Vila Franca (de 4 de Fevereiro a 10 de Fevereiro) e Lagoa, até 12 de Fevereiro.