BISPO DE ANGRA VAI PROMOVER ROMEIROS JUNTO DO PAPA

D. António de Sousa Braga vai escrever ao Papa Francisco para dar a conhecer a existência do Movimento de Romeiros de São Miguel e da sua religiosidade no contexto do testemunho da fé, apurou o Portal da Diocese, este domingo durante o retiro que o Movimento promoveu na Ribeira Grande, reunindo mestres, contramestres e responsáveis pelos Romeiros.

“Ainda não sei como o vou fazer mas a verdade é que o Papa Francisco precisa de ser informando que nos Açores há irmãos que através do testemunho vivo comunicam a sua fé e que durante o período da Romaria rezam a Deus por ele, por intersecção de Maria”, disse ao Portal da Diocese o Prelado Diocesano, lembrando que o Santo Padre na exortação apostólica A Alegria do Evangelho apela às romarias e a esta valorização da religiosidade popular.

O Movimento Romeiros de São Miguel fez este domingo o primeiro retiro do ano, na caminhada da preparação para a Quaresma e procurou debater e aprofundar a questão da comunicação e da evangelização.

Um dos oradores convidados foi o Pe Júlio Rocha, professor de Teologia Moral no Seminário Episcopal de Angra que dissertou sobre o tema “Jesus, o Eterno Comunicador” a partir de duas pinturas – O filho pródigo de Rembrandt e A criação de Adão,  de Miguel Ângelo e que constitui um dos frescos mais emblemáticos do teto da Capela Sistina, no Vaticano.

Em ambos os casos, a questão central é a do Amor de Deus, a proteção que esse amor oferece a quem a ele se entrega e a comunicação desse amor por Jesus, na vida dos homens,  através de sinais e de graças.

“Deus não entra por nenhum sentido e toda a história da humanidade é uma caminhada para chegar a Deus que se manifesta na vida por sinais” disse Júlio Rocha para quem “só o amor de Deus e o amor a Deus é digno de fé”.

Por isso, diz o professor de Teologia Moral e um dos intelectuais da Igreja no arquipélago, o “despojamento deste amor”, que “não tem paralelo em nenhum outro, mesmo quando todos os outros falham”  é o que nos ensinam estas romarias quaresmais feitas em São Miguel.

“O que guia um rancho de romeiros é apenas este amor incondicional de Deus e a Deus e a presença do  nosso irmão”, disse Júlio Rocha que convidou todos os cristãos a desenvolver este tipo de experiência de fé.

“Enquanto não percebermos esta simples dimensão vamos sempre dar mais atenção às velas do altar, à riqueza das casulas ou à pomposidade das cerimónias rituais”, concluiu.

Para Júlio Rocha, o testemunho dos romeiros é “uma das formas de comunicação” mais “exigentes e genuínas” entre as manifestações de fé e “todos deveríamos ter a possibilidade e a vontade de fazer uma romaria e realizar uma caminhada  de fé como esta”.

Depois do almoço, os participantes neste retiro fizeram a adoração do Santissimo e terminaram com uma Eucaristia.

Os cerca de 50 ranchos de romeiros voltam a sair à rua este ano durante a Quaresma, com a participação de dois ranchos provenientes do Canadá. O primeiro rancho sairá a 8 de Março e o dia do Romeiro (3º domingo de Páscoa), a 4 de maio, será celebrado na paróquia do Livramento, sendo o rancho local o anfitrião da festa.

diocesedeangra.pt