RECOMENDAÇÕES PARA AS ROMARIAS 2014

 

O Grupo Coordenador deseja profundamente que as nossas queridas romarias decorram da melhor maneira possível. Para isso temos a incumbência de fazer o melhor esforço e evitar todo e qualquer excesso que prejudique as nossas romarias.

Vamos, não apenas cumprir uma tradição, mas vivenciar todos os valores que as nossas romarias nos proporcionam (sacrifícios, renuncia, despojamento, partilha, mudança de vida, compromisso cristã, etc). Deveremos procurar observar o seguinte:

1. Observar as normas do regulamento com espirito aberto e sentimentos cristãos.

1.2. Preparar com o máximo cuidado o rancho para que a caminhada decorra com disciplina, ordem e possibilite a todos aprofundar as suas orações, reflexões, compromissos pessoais e comunitários em prol da inserção na comunidade através do grupo paroquial de romeiros e, junto com o seu pároco, discernir o que fazer para melhorar as vivências da comunidade.

2.2. Promover o encontro entre responsáveis, padres e demais leigos na preparação dos nossos ranchos. O grupo coordenador disponibiliza-se a colaborar. A presença do pároco é indispensável para o ensino, doutrinal e espiritual, dos romeiros, nomeadamente na sua preparação.

3. Na caminhada dever-se-á evitar com caridade e abnegação tudo o que seja excesso (bebidas, refeições, visitas de familiares e outras), privilegiar apenas o dia da família e aproveitar, desde aí, para dar testemunho cristão de verdadeiros peregrinos. Procurar sempre os percursos tradicionais, observando o maior cuidado nas zonas mais perigosas, visitando o maior número possível de igrejas e ermidas.

4. Acolher e fazer acolher todos os romeiros em todas as freguesias da nossa ilha e todos em casas de famílias. Não podemos descurar este valor evangélico: “fui peregrino e acolheste-Me”.

5. Prestar todas as informações devidas ao grupo coordenador, que as tratará e posteriormente as partilhará com todos os ranchos.

6. Solicita-se que contatem sempre os padres das localidades onde pretendem celebrar as Eucaristias.

7. Rezar (em voz alta) um terço e/ou mais orações, pelas intenções do Santo Padre, e registar por rancho, para que, posteriormente possamos enviar-lhe um “ramalhete espiritual” com a informação da forma e do conteúdo das nossas romarias e a quantidade da reza.

A. O nosso colaborador da freguesia das Furnas, Paulo Arruda, informa que todos os ranchos que desejem fazer as suas refeições na freguesia disponibiliza o seu espaço comercial, sito na rua das águas quentes, contactos: 296584482/926612280.

B. Fomos contactados pelo serviço de hematologia do Hospital Divino Espirito Santo, no sentido de informar todos os irmãos romeiros que tenham condições de saúde a disporem-se a doar sangue, contribuindo para salvar vidas.

BOA ROMARIA

 PDF MRSM RECOMENDAÇÕES 2014.pdf (271034)