Grupo Coordenador do MRSM apostado em criar a Casa do Romeiro

Grupo-Coordenador-do-MRSM-Casa do RomeiroFalando durante o encontro de responsáveis pelos 54 ranchos de romeiros existentes na ilha, presidente do Grupo Coordenador do Movimento de Romeiros de São Miguel (MRSM) disse que o movimento está empenhado em abrir um espaço que seja a Casa do Romeiro” e os contactos desenvolvidos com quatro autarquias “estão no bom caminho”.

João Carlos Leite garantiu que o MRSM “irá optar por aquela que apresentar melhores condições, pois em qualquer uma ficaremos bem”.

A reunião de responsáveis do MRSM decorreu uma vez mais na ouvidoria da Lagoa e foi a primeira do ano pastoral em que houve já uma primeira sessão formativa orientada pelo assistente espiritual do movimento, Pe Nuno Maiato sobre o Ano Santo da Misericórdia.

O sacerdote, de uma forma pedagógica e didática, começou por explicar o que é um ano jubilar- “um ano Santo, de perdão”- , quem o pode convocar- O Papa- e quantos anos jubilares já viveu a Igreja ao longo da sua história- “27 ou 29, porque os relatos divergem”- .

Sobre este ano jubilar em concreto o assistente espiritual do MRSM lembrou as palavras do Papa Francisco no dia da apresentação da Bula de Proclamação do Ano Santo para reforçar a ideia de que “somos todos convocados a fixar-nos no essencial, ou seja, a sermos e a agirmos como Jesus”.

Durante a reunião dos responsáveis foi ainda aprovado o plano de atividades que tem já calendarizados outros dois momentos formativos, um a 28 de novembro e outro a 22 de abril. No entanto como estas formações são ao nível de ouvidoria, o Grupo Coordenador aguarda ainda a indicação de disponibilidade por parte das ouvidorias de São Miguel.

O Retiro anual realiza-se a 17 de janeiro, na Escola Secundária da Ribeira Grande e a 13 de fevereiro iniciam-se as romarias, com a partida dos primeiros ranchos.

O Dia do Romeiro celebra-se a 10 de abril, terceiro domingo de Páscoa e em junho termina o ano pastoral com a realização de uma nova ronda de reuniões em cada uma das oito ouvidorias da ilha de São Miguel com responsáveis pelos ranchos e sacerdotes.

Esta ainda calendarizada a habitual participação dos MRSM nas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada.

In Igreja Açores