COMUNICADO

Comunicado

Face a notícias vindas a público sobre a pretensão da criação de um Rancho de Romeiros no lugar do Bom Jesus dos Aflitos, freguesia de Fenais da Luz, cumpre o Grupo Coordenador do Movimento de Romeiros de São Miguel esclarecer o seguinte:

Em julho de 2015, o presidente do Movimento de Romeiros foi contactado para uma reunião urgente, no lugar dos aflitos. Nesta reunião tomou então o conhecimento da vontade da criação de um Rancho de Romeiros deste lugar. Comprometeu-se então levar este assunto à primeira reunião do grupo coordenador, o que aconteceu ainda no mesmo mês.

Nesta reunião do Grupo Coordenador, que contou com a presença de três elementos do pretendido rancho, foi perguntado a estes se tinham seguido os trâmites do regulamento, nomeadamente solicitado a devida autorização ao Pároco e Conselho Pastoral, órgão este representativo de toda a Comunidade Paroquial. Ao que nos foi dito que foi solicitada a autorização, mas esta não foi concedida, por já existir um Rancho de Romeiros na Paróquia.

Diga-se ainda que com a entrada no novo Pároco, que aconteceu no início deste ano Pastoral, o assunto voltou a ser debatido pelo Conselho, que manteve o parecer negativo, uma vez que não se pretende a divisão da Comunidade Paroquial.

Entende este Grupo Coordenador esclarecer que, a criação e organização de qualquer Rancho de Romeiros na Ilha de São Miguel de acordo com o regulamento em vigor, aprovado pela Diocese e pelo qual se orientam todos os Ranchos, depende da aprovação do Pároco da localidade, ouvidos o Conselho Pastoral e o Grupo Coordenador dos Romeiros de São Miguel.

Tanto quanto nos foi dado a conhecer, os elementos que pretendem incorporar-se neste grupo são, na sua esmagadora maioria (90%), oriundos das freguesias limítrofes e não do lugar a que o grupo quer levar o nome.

Mais se informa que, no Retiro Espiritual Anual, realizado no passado mês de janeiro, num momento de diálogo e partilha de informações, que normalmente acontece neste encontro, a Assembleia foi confrontada por esta situação, levantada por um dos romeiros presentes.

Após algum debate, os cerca de 250 responsáveis dos vários Ranchos que participaram no encontro, não se manifestaram a favor da criação do referido Rancho, assim como a dar apoio ao mesmo, tendo em conta os factos já anteriormente explicados.

Por último, importa esclarecer que, ao Grupo Coordenador compete fazer cumprir o regulamento e zelar pelo harmonioso desenrolar das Romarias Quaresmais, promovendo a comunhão e união entre todos os romeiros e respetivas comunidades.

O Grupo Coordenador do MRSM