Romaria Quaresmal entra na sua 3ª semana

Este sábado regressam a suas casas os Ranchos de Romeiros que se encontram na segunda semana de Romarias (24 de fevereiro a 03 de março).

A saber os ranchos da Conceição (R.Grande), Fajã de Cima, Pilar da Bretanha, Ribeira Seca (R.Grande), Nordeste/Pedreira, Sete Cidades, S. Pedro/S.Ant. Nordestinho, S. Sebastião de Toronto, Matriz de P. Delgada e Vila da Povoação.

Entretanto saem esta madrugada de sábado os Ranchos da 3ª semana, nomeadamente Covoada, Fajã de Baixo, Maia, Ponta Garça, Lomba da Fazenda, Porto Formoso, Remédios (Lagoa), São José (P.Delgada), St. António A. Capelas e St. Bárbara (R.Grande).

Os ranchos estarão em romaria entre 03 e 10 de março.

Recorde-se que as tradicionais romarias de São Miguel assumem “uma dimensão comunitária” e “tocam” centenas de pessoas que se unem em várias freguesias da maior ilha açoriana para disponibilizar meios para a pernoita e a alimentação dos romeiros.

Estes romeiros percorrem quilómetros e quilómetros a pé durante uma semana, trajando um xaile, lenço, saco para alimentos, bordão e terço, entoando cânticos e rezando.

As romarias quaresmais de São Miguel, segundo a tradição, tiveram origem na sequência de terramotos e erupções vulcânicas ocorridas no século XVI na ilha, que arrasaram Vila Franca do Campo e causaram grande destruição na Ribeira Grande.

Os ranchos são organizados e devem cumprir um percurso, sempre com mar pela esquerda, passando pelo maior número possível de igrejas e ermidas de S. Miguel.