14ª Romaria escolar de Ponta Delgada ruma a Santa Barbara no sábado

Percurso com 24 km, com pelo menos duas paragens para meditação A 14ª Romaria Escolar de Ponta Delgada realiza-se no próximo sábado entre as Laranjeiras, em Ponta Delgada e Santa Bárbara, na Costa Norte do concelho, num percurso de 24 km.

A novidade deste ano traduz-se na junção da Romaria Escolar da ouvidoria de Ponta Delgada com a da Ouvidoria das Capelas, onde este rancho improvisado almoçará.

De resto, a Romaria terminará com uma celebração eucarística em Santa Bárbara que será presidida pelo ouvidor das Capelas,  Pe Horácio Dutra, que é também professor de educação Moral e Religiosa Católica na Escola Básica e Integrada das Capelas.

“Procuramos todos os anos mudar o percurso da Romaria como forma dos nossos romeiros- jovens estudantes, pessoal docente e não docente e familiares- poderem conhecer realidades concelhias diferentes” disse ao Sítio Igreja Açores Bento Aguiar, delegado do Serviço de Apoio à Pastoral Escolar em São Miguel.

O Rancho de Romeiros das escolas de Ponta Delgada será orientado por quatro Romeiros do Rancho de Santa Bárbara e a organização conta com a participação de cerca de 100 alunos.

“Queremos que este seja um momento de convívio para perpetuar a tradição que é única no mundo e ao mesmo tempo que nesta caminhada os jovens e menos jovens possam refletir de uma forma diferente as questões da fé”.

Este ano haverá duas meditações; uma delas sobre as questões da vida consagrada, dado 2015 ser o Ano da Vida Consagrada.

“Gostávamos que nesta romaria os nossos jovens pudessem fortalecer os seus corações de forma a viverem melhor com os outros e tivessem uma especial atenção aos mais desprotegidos e fragilizados” sublinhou Bento Aguiar, lembrando que este ano, particularmente, terão em intenção a saúde do prelado diocesano.

Neste dia 14 de março realizam-se outras romarias escolares em todas as ouvidorias da ilha de São Miguel, com percurso e ritmo “próprios das realidades locais”.

A romaria escolar é organizada pela delegação de São Miguel do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral escolar em estreita colaboração com a escola das Laranjeiras, onde esta iniciativa teve a sua origem com os professores Gabriela Porto e António Canotilho.

Igreja Açores