Romeiros de São Miguel avaliam ano pastoral e recolhem sugestões para o próximo ano

A direção da Associação Movimento de Romeiros de São Miguel deu início  a uma série de reuniões com os responsáveis pelos ranchos da ilha e ouvidores com vista à avaliação das romarias quaresmais deste ano bem como do seu plano pastoral.

As reuniões que visam debater em todas as ouvidorias as atividades do movimento constituem mais um momento de unificação, planificação e estruturação para vivenciar o presente e orientar o futuro do movimento que se quer fazer cada vez mais presente em cada uma das paróquias onde existem romeiros. Além da pastoral catequética e litúrgica há uma dimensão social que os romeiros exploram cada vez mais afirmando-se em muitas paróquias como um dos grupos melhor organizados.

As reuniões começam amanhã na ouvidoria de Fenais da Vera Cruz, na costa norte de São Miguel e terminarão a 19 de junho em Ponta Delgada, zona nascente. Ao todo serão desenvolvidos nove encontros.

As reuniões começaram na ouvidoria de Fenais de Vera Cruz, pelas 20h30, no salão paroquial da Maia. Prosseguiram a 29 de maio no Nordeste, no Centro Cultural Pe. António Raposo, em Santo António do Nordestinho e a 31 de maio na Povoação na sede da Junta de Freguesia da Ribeira Quente.

No dia 3 de junho tem lugar a reunião na ouvidoria de Vila Franca do Campo, no salão da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, nas Capelas  no dia 4 de junho, na Junta de Freguesia da Ajuda da Bretanha e no dia 11 de junho na Ribeira Grande, na junta de Freguesia das Calhetas.

Ponta Delgada (zona poente) receberá a reunião no dia 12 de junho, nas Feteiras e a Lagoa a 18 de junho na Associação Cultural e Recreativa dos Remédios. Os encontros terminam em Ponta Delgada, no Passal da fajã de Cima, no dia 19 de junho.

Além desta avaliação, os romeiros estão igualmente apostados na elaboração do seu novo plano pastoral que terá em linha de conta as grandes orientações diocesanas de pastoral que hão de ser conhecidas no final de mês de julho.

Recorde-se que os Romeiros têm sempre inscritos no seu programa de actividades dois encontros anuais, um em outubro para aprovação do seu plano de atividades e o retiro preparatório da Quaresma em janeiro; as romarias quaresmais e estas reuniões ao nível de ouvidoria.

Fonte: IgrejaAçores