Romeiros nas festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres

No âmbito das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que se realizam entre 8 e 14 de maio, em Ponta Delgada, Uma vez mais os Romeiros cumprem a tradição e marcam presença, quer seja na missa como na procissão do Senhor.

A 09 de maio, sábado, a missa das 08h00, será animada pelo Rancho de Romeiros de Vila Franca do Campo.

Já no domingo, dia 10 de maio, a procissão do Senhor Santo Cristo conta com a incorporação de representantes dos Ranchos de Romeiros da ilha, que se apresentarão vestidos com o traje completo do Romeiro.

As festividades deste ano serão presididas pelo bispo auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho, têm este ano como mote a “Fé: confiança no caminho da Salvação”.

Esta é uma festa  que “une todos os cristãos, em particular os açorianos” sejam os residentes sejam os que estão espalhados pelo mundo, para quem pede ao Senhor Santo Cristo que “abra o coração e ilumine o Espírito, ensine os seus caminhos, olhe com misericórdia e dê a sua benção”.

Segundo o sitio IgrejaAçores, D. Francisco José Villas-Boas Senra de Faria Coelho nasceu em Maputo, Moçambique sendo os pais naturais de Adães, concelho de Barcelos na Arquidiocese de Braga.

É um profundo conhecedor dos Açores, onde já esteve por diversas vezes, a última das quais no ano passado quando se deslocou a Ponta Delgada para as comemorações dos 50 anos dos Cursos de Cristandade, em São Miguel.

As Festas do Senhor Santo Cristo remontam a finais do século XVIII e a origem deste culto começa no Convento da Caloura, em Água de Pau, na ilha de São Miguel.