Recomendações para as Romarias Quaresmais de 2016

Retiro Espiritual 2016 Joao Carlos leite

Queridos Irmãos!
Chegando novamente ao “Santo” tempo,Vamos, não apenas cumprir uma tradição, mas vivenciar todos os valores que as nossas romarias nos proporcionam (sacrifícios, renuncia, despojamento, partilha, mudança de vida, compromisso cristã, etc). Sendo Misericordiosos como o Pai. Deveremos procurar observar o seguinte:

1 – Cumprir e fazer cumprir as normas do nosso regulamento, com espírito e sentimentos cristãos.
2 – Zelar por uma boa preparação para as nossas romarias. Só assim terão êxitos: comunitários, espirituais e pessoais;
2.1 – Cada vez mais devemos promover o intercâmbio entre os responsáveis de outros ranchos, outros leigos ou sacerdotes nas várias vertentes da nossa preparação. O grupo coordenador disponibiliza-se a colaborar.
2.2 – A presença do pároco é indispensável na preparação catequética/doutrinal de todos os nossos ranchos sem a qual as nossas romarias não fazem sentido
3 – Que a nossa caminhada espiritual nos estimule a sermos cristãos “ativos e autênticos” nas nossas paróquias e nos nossos ambientes.
3.1-Na caminhada dever-se-á evitar com caridade e abnegação tudo o que seja excesso (bebidas, refeições, visitas de familiares e outras), privilegiar apenas o dia da família, nos salões do encontro os romeiros deverão ser sempre os primeiros a entrar, posteriormente dar sempre prioridade aos que mais necessitam, aproveitar, desde aí, para dar testemunho cristão de verdadeiros peregrinos.
3.2- Contactem previamente todas as instituições ( Casas do Povo, Salões, etc…) onde vão fazer as refeições, particularmente a do encontro das famílias, sendo o máximo contidos e procurando respeitar os locais e pessoas circundantes. Apela-se ao melhor testemunho de peregrinos em oração e penitência, demorando o mínimo necessário, por forma a evitar queixas e desagrados.
4–Contatem previamente todos os padres das localidades onde vão celebrar a Eucaristia.
5– Como aprendemos no nosso encontro para procuradores, devemos todos ser fiéis ao que nos pedem, rezando em locais em que se apropria a voz alta;
6– Pedimos que nos indiquem toda a reza pedida (avé-marias, pais-nossos, não terços ) e demais orações, assim como o número de todas as Igrejas e ermidas visitadas (procurando fazer diariamente é muito mais fácil). Depois partilharemos com todos.
7- Pedimos que informem o Grupo Coordenador de todas as informações uteis às Romarias, e o GC partilhará com todos.
8 – Outras recomendações a ter em conta nesta Romaria Quaresmal 2016:
8.1 – Qualquer contacto para utilização do salão paroquial de São José deverá ser feito pelos contacto 296 282 894, pelo endereço ipsaojose@mail like this.telepac.pt ou diretamente no cartório da igreja;

Abraço em Cristo
João Carlos Leite