Rancho de Romeiros da Misericórdia sai este ano excecionalmente

Romeiros-Lagoa-Acores-Jornal-Diario-da-LagoaO Rancho de Romeiros dos Aflitos, na ilha de São Miguel, que tinha prometido sair esta Quaresma mesmo sem o aval das estruturas dirigentes, chegou a um entendimento de principio com o direção do Movimento de Romeiros de São Miguel.

De acordo com um comunicado o Grupo Coordenador informa que “reconhece este Rancho excecionalmente e apenas por este ano”; que estes romeiros “identificar-se-ão como Rancho de Romeiros da Misericórdia da Ilha de São Miguel”, tendo como diretor espiritual o Pe Nuno Maiato, Diretor Espiritual do Movimento de Romeiros de São Miguel.

“Terminada a Romaria Quaresmal deste ano, o Rancho deixa de existir como tal, e os irmãos que o integram, na eventualidade de querem ser Romeiros novamente, terão de incorporar-se nalgum dos ranchos existentes e reconhecidos pelo Movimento” sublinha ainda o comunicado que lembra que esta decisão foi tomada em consonância e “total” acompanhamento do Bispo de Angra.

“Esta proposta foi bem acolhida pelo Mestre e Contramestre e os demais irmãos do Rancho”, frisa ainda o comunicado.

Este rancho, que nasceu nos Aflitos, paróquia dos Fenais da Luz, ouvidoria das Capelas, foi constituído à revelia do já existente e sem o apoio nem do pároco nem do conselho pastoral da paróquia. Desde o ano passado que vem insistindo na possibilidade de sair durante a Quaresma mas até hoje não estavam reunidas as condições necessárias para que isso acontecesse.

O Grupo Coordenador encontra esta solução depois de muita insistência e de ouvidas todas as entidades envolvidas no processo, mas sublinha que esta decisão é a título excecional e só para este ano”.

In Igreja Açores