Pe. José Paulo Machado assume a partir de janeiro a direção do jornal A Crença

O Padre José Paulo Machado será a partir deste mês de janeiro o novo diretor do jornal A Crença, propriedade da Igreja Matriz de Vila Franca do Campo, sucedendo ao Pe. António Cassiano, que ocupou o lugar durante mais de 15 anos.

Numa entrevista ao programa de Rádio Igreja Açores, no passado dia 11 de novembro, o sacerdote, que regressou à diocese este ano pastoral, depois de ter concluído o doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade Católica de Lisboa, perspectivava o futuro do jornal do ponto de vista da sua distribuição. O Pe. José Paulo Machado reconhece os problemas financeiros que a imprensa católica atravessa mas diz que “há sinais de esperança” e o que importa agora perceber é se A Crença vai continuar a ser um jornal de Vila Franca, com expressão na diáspora, ou se vai passar a ser um jornal de ilha, “cumprindo os desígnios dos seus fundadores”.

“Conto comigo e com toda a equipa que ao longo dos anos tem mantido A Crença e teremos de estudar se A Crença se manterá associada à realidade geofísica de Vila Franca ou se terá uma dimensão mais lata de acordo com a ideia dos seus fundadores” afirmou o sacerdote que além de paroquiar na Fajã de Baixo, em Ponta Delgada, dá aulas de Educação Moral e Religiosa Católica.

O jornal A Crença é semanário e celebra este ano 104 anos. Trata-se de um dos dois jornais católicos na Diocese de Angra, fundado no dia 19 de Dezembro de 1915 pelos padres Ernesto Ferreira e João de Melo Bulhões.

IA