Exposição “Vozes da Avé Maria”

Dia 6 de março, pelas 16h00, decorreu a inauguração da exposição “Vozes da Avé Maria”, de forma a homenagear os romeiros da costa norte do concelho da Ribeira Grande e restantes romeiros de São Miguel, com a representação de vários símbolos do romeiro, fotografias e recordações únicas de cada rancho. 

Esteve patente o trabalho fotográfico de Luís Ferreira, José Rodrigues e de Laudalino Pacheco. Este último natural da freguesia da Maia. Paralelamente, esteve presente o espólio dos “Romeiros em Barro” do irmão Valentino Henriques. 

A exposição “Vozes da Avé Maria” estará aberta ao público de 2ª feira a sábado, das 9h às 17h, durante o período da quaresma. Encerrando no dia 18 de abril, 5ª feira Santa. O convite estende-se a todos os ranchos da ilha de São Miguel para que durante a sua passagem pela freguesia da Maia possam visitar a referida exposição. 

Na inauguração estiveram presentes o Sr. Pe. Rúben Sousa, o Vereador da CMRG Filipe Jorge e o Provedor Laudalino Rodrigues, bem como a população local, os romeiros da zona oriental, os funcionários da instituição e as crianças da romaria infantojuvenil do CATL. A encerrar a mesma houve chá, licores (típicos do Museu) e malassadas. 

A mesma contou com a organização da Rede dos CATL e do Museu do Tabaco da Santa Casa da Maia, bem como a parceria do Movimento dos Romeiros da ilha de São Miguel. A exposição está integrada na comemoração dos 100 anos da Misericórdia e nos 10 anos da Romaria Infantojuvenil, dando assim abertura a este ano festivo para a instituição.

Clique na imagem para ver as fotos