Soldados do exército apoiam romeiros da Fajã de Baixo e Furnas

A prática actual dos Romeiros de São Miguel, que outrora se designava por Visita às casinhas de Nossa Senhora, e que segundo a convicção atual tem a sua origem nos terramotos e erupções vulcânicas do século XVI, constitui um fenómeno etnográfico de grande interesse, não só pela originalidade de certos elementos que lhe são inerentes, mas também pela persistência dessa manifestação ao longo dos séculos.

Podemos definir os Romeiros de São Miguel como grupos ou ranchos de penitentes que, durante uma das semanas da Quaresma, percorrem a pé a ilha de São Miguel e visitam praticamente todas as igrejas e ermidas da ilha.

Nos dias 22 e 28 de março de 2019, o Regimento de Guarnição N°2 prestou apoio aos Ranchos de Romeiros de São Nicolau de Sete Cidades e de São José de Ponta Delgada respetivamente, oferecendo-lhes uma refeição e cuidados de saúde.

Em coordenação com o Capelão da Zona Militar dos Açores, o Regimento de Guarnição No2 (RG2) foi ao encontro destes dois grupos, na Fajã de Baixo e nas Furnas, servindo-lhes uma refeição, através de uma equipa de alimentação, bem como foram prestados cuidados de saúde, através da Unidade de Saúde Tipo II, do RG2.

O RG2 teve 18 militares seus integrados neste movimento paroquial que no total contou com 52 Ranchos de Romeiros.

In: CA