RECOMENDAÇÕES 2020

Caros Irmãos!

Seja para sempre louvada a Vida, a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Mais uma Quaresma! 

Vão pelos caminhos da Ilha de São Miguel os Ranchos de Romeiros, rodeando-a de oração e partilha, em momentos de particular intimidade com Deus, consigo próprios e com os irmãos. Sejam instantes marcados pela humildade e pelo amor em Cristo, que toquem o coração de cada pessoa que escuta o cantar dolente da Ave-Maria, nos oito dias de caminhada. Seja um retiro que nos transforme em seres mais humanos, pessoas mais fiéis a Cristo, disponíveis para servir o Reino de Deus em comunhão com a Igreja Católica.

A romaria é uma especial preparação para a Páscoa de Jesus, em que Ele, ainda hoje, Se oferece por nós até à última gota de sangue. Em união com Ele, oferecemos a nossa vida ao Pai celeste, para que ela seja também uma passagem da morte à vida, em benefício próprio e dos que vivem connosco na família, no trabalho e na sociedade. 

Um romeiro cristão participa nas cerimónias da Semana Santa, especialmente no Domingo de Ramos, na Quinta-feira Santa, na Sexta-feira Santa e na Vigília Pascal.

Para a romaria deste ano, apresentamos 10 importantes recomendações:

1. OBEDIÊNCIA

Em sintonia com Jesus, obediente ao Pai celeste e às tradições do Povo de Deus, um romeiro deve comportar-se, nos pensamentos, nas palavras e nas atitudes, como um discípulo do Mestre divino, ouvindo e dialogando com os irmãos, em especial com o Irmão Mestre.

2. FORMAÇÃO

O romeiro é humilde e tem a consciência de que não sabe tudo e não é perfeito. Portanto, está aberto à sua formação permanente antes, durante e após a romaria, e à correcção fraterna. Assim, será um exemplo para os outros irmãos, especialmente para os iniciantes e os mais novos.

3. COMPORTAMENTO

O verdadeiro espírito de peregrinação rumo a Cristo, que se inspira na Eucaristia e continua na penitência e no respeito, testemunha-se nos mais pequenos gestos da romaria: caminhada, descanso, refeições, encontros, pernoita. A forma como estamos, falamos e agimos é o caminho que Deus escolhe para evangelizar os irmãos e as irmãs que nos encontram, levando-lhes a boa nova do amor; tenhamos, portanto, cuidado com o que somos.

4. ECOLOGIA

À imagem de Jesus, de São Francisco de Assis e do Papa Francisco, o romeiro admira, ama e respeita a Natureza, a casa que é nossa e é de todos os seres cósmicos. Deixaremos os trilhos e os caminhos sempre limpos, deixando atrás apenas o suave perfume da nossa oração silenciosa e eficaz. Requisitaremos atempadamente os espaços para as refeições e para a liturgia, e deixá-los-emos ainda mais limpos do que estavam.

5. HUMILDADE

A extravagância não tem lugar no coração de um romeiro, que deve ser comedido, discreto e humilde em tudo o que faz. Ele deve dominar a sua vontade e os seus desejos, assim como os impulsos para julgar o próximo. Apenas a verdade, a ternura e a compaixão aproximam os irmãos.

6. RETIRO

A romaria, mais que um simples convívio ou um passeio turístico, é um retiro espiritual, em que romeiro procura conhecer-se melhor, na verdade de Cristo, que o ama nas suas limitações e com os seus talentos. Inclusivamente, a romaria é um serviço à Igreja e a toda a humanidade, porque o trabalho do romeiro é rezar, em espírito de perene adoração, pelas necessidades de todos os que estão aflitos.

Por isso, é preciso evitar tudo o que distrai deste objectivo central. Assim, não tem sentido a utilização de telemóvel para fazer chamadas ou consultar as redes sociais, inclusivamente durante a pernoita. Apela-se à consciência e à responsabilidade de cada irmão. Só com a autorização do Mestre ou do Contra-mestre, e nas condições por eles apresentadas, é permitido o uso do telemóvel para telefonar, enviar mensagens, fotografar ou filmar. 

Exceptuando o encontro com as famílias, os encontros com familiares e amigos devem ser evitados, para não se perder o espírito de retiro. Neste sentido, o consumo de álcool deve ser evitado ao máximo, a fim de não se descurar do auto-domínio corporal e espiritual.

7. ORAÇÃO COMUNITÁRIA

Os momentos de oração comunitária devem ser levados com a maior seriedade e concentração possíveis, e em voz alta, mesmo que o cansaço abata. Devem fazer-se todas as orações pedidas, pois muitos irmãos nos confiaram os seus sofrimentos.

8. SEGURANÇA

Em especial durante os momentos de menor visibilidade (amanhecer, crepúsculo e nevoeiro), os ranchos devem fazer tudo para poderem ter um suficiente raio de visão e serem vistos pelos veículos. Recomenda-se o uso de lanternas e reflectores.

9. PERNOITAS

As pernoitas são momentos especiais de alegria e de gratidão pelo acolhimento que nos fazem do abrigo do ar da noite, proporcionando-nos afecto, alimento e dormida. Não devemos exigir nada; e, se tivermos mesmo de pedir algo, deve ser feito com humildade. As atitudes de respeito também evangeliza, porque trazem bênção e espírito de oração à família que recebe. Para muitas pessoas, abrir as portas a um romeiro é como receber um apóstolo, um missionário, o próprio Cristo. A postura do romeiro irá fazer com que os irmãos e as irmãs que nos recebem venham a receber – ou não – outros irmãos romeiros. 

10. PÓS-ROMARIA

A qualidade de uma romaria vê-se nos seus frutos, ou seja, no esforço para sermos pessoas renovadas, cristãos novos, católicos praticantes, ao longo de todo ano, que é a verdadeira romaria da vida. Em comparação com a romaria da vida, que nos apresenta desafios sérios, a romaria quaresmal não passa de um leve passeio.

Desejamos a todos uma santa e renovadora romaria, acompanhados da Sagrada Família, ao encontro do Pai celeste, que nos ama a ponto de oferecer o seu único Filho pela nossa salvação.

Abraço na Paz e no Amor de Cristo.

QUARESMA 2020

O Grupo Coordenador do Movimento Romeiros de São Miguel

pdf RECOMENDAÇÕES 2020