XVI Romaria Quaresmal na Graciosa realiza-se a 23 de março

A XVI Romaria Quaresmal da Graciosa realiza-se entre os dias 23 e 24 de março, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pelo Mestre do Rancho de Romeiros da ilha branca, Tony Silveira.

A saída está prevista para as 6h00 do dia 23 de março, da Igreja de Santo António de Folga. As reuniões preparatórias vão ter lugar de forma descentralizada a começar já no dia 3 de março na Igreja de São Mateus. Seguem-se reuniões nas Igrejas de Nossa Senhora da Guadalupe (10 de março); Matriz de Santa Cruz (17 de março) e Nossa Senhora da Luz (22 de março).

Esta romaria foi iniciada em 2000 tendo como primeiro mestre o luso canadiano António Tabico, entretanto já falecido.  Desde então, e durante muitos anos um grupo “significativo” de luso descendentes tem participado nesta romaria que contou, a partir de 2007, com a “ajuda preciosa do Pe Dinis Silveira”, sublinha a nota.

Este ano deverão sair cerca de 50 irmãos, entre os 8 e os 70 anos.

Aa romarias quaresmais têm a sua expressão máxima em São Miguel com 55 grupos, mas também já se realizam na Graciosa e na ilha Terceira, trazendo aos Açores dois ranchos do Canadá, que saem na primeira e segunda semanas da Romaria na maior ilha do arquipélago.

Igreja Açores