200 crianças do Colégio de São Francisco Xavier participam em romaria quaresmal

Cerca de 200 alunos do Colégio de São Francisco Xavier, em Ponta Delgada, participaram esta manhã na 14ª romaria quaresmal, percorrendo as ruas de Ponta Delgada entre o Colégio e  a Igreja de São José, parando em três igrejas de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Carmo e Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Os romeiros por um dia,  frequentam as salas dos cinco anos e dos segundo e quarto anos do primeiro ciclo.

Os alunos saíram do Colégio pelas 9h30, acompanhados de cinco Romeiros do Rancho  de São Roque, trajando a indumentária própria do romeiro: o lenço, o xaile, o bordão, a saca e o terço. Atrás seguiam as meninas que levavam um lanche para oferecer aos “irmãos romeiros”`a chegada a São José e depois da celebração da palavra, com o Pe Norberto Brum.

“Com esta iniciativa pretendemos perpetuar a tradição das romarias quaresmais de São Miguel que são um legado espiritual e cultural desta terra”, sublinha a diretora do Colégio, Irmã Domingas Lisboa, acentuando “os valores, virtudes e vivências que importa preservar, no essencial, nas suas características originais, pois constituem um legado inestimável de Fé e Esperança dos nossos antepassados”.

A romaria é o culminar de semanas de preparação, onde toda a comunidade educativa e, principalmente, os alunos que sairam na romaria, se prepararam espiritualmente. No entanto, a “romaria é apenas uma pequena caminhada que não se esgota num dia nem no percurso”, refere a responsável ressalvando as “catequeses” e orientações transmitidas ao longo da preparação quer pelas educadoras, professoras e Irmãs, quer pelo Pe Norberto Brum, que “alertou os alunos para a importância de cada um ser romeiro durante todo o ano e não somente durante esta época quaresmal”, lembrando que “o verdadeiro romeiro, todos os dias, tenta ser bom, reza e trata o outro como um “irmão.”

A resta manhã animou os cânticos dentro da Igreja de São José,  lembra, ainda, o facto de liturgicamente se estar a viver a Quaresma- “tempo de conversão, penitência e meditação” que convidam “à renuncia, à doação e à oração”.

“No Colégio procuramos que as crianças se formem tendo em conta os valores cristãos e por isso não poderíamos descurar esta parte espiritual que contribui para a formação integral dos nossos jovens”, conclui .

Igreja Açores